sexta-feira, 4 de junho de 2010


33)12 Abr 2010
Opiniões sensatas de Bozzano (um ex-materialista) e "Sua Voz"

"Na minha juventude, o filósofo Herbert Spencer era o meu grande ídolo, tornando-me então um positivista - materialista convicto a tal ponto que me parecia incrível existissem pessoas de cultura intelectual, dotadas normalmente de senso comum, que pudessem crer na existência ou na sobrevivência do espírito. Não somente pensava assim como até escrevia audaciosos artigos em apoio de minhas convicções. A lembrança de tal proceder me faz, hoje, ser indulgente e tolerante com toda uma classe de adversários que, de boa fé, sustentam ser capazes de refutar as rigorosas conclusões experimentais a que têm chegado o Espiritismo moderno, opondo-me às induções e deduções da Psicofisiologia, nas quais eu acreditava há 40 anos passados". (Trechos de Ernesto Bozzano em sua autobiografia, traduzida pelo Dr. Francisco Klors Werneck).

"A convicção, acerca da verdadeira natureza do mundo e das coisas, não é tanto fruto de cálculos lógicos e racionais, quanto um estado de amadurecimento interior, que não se atinge senão através das provações, lutando e sofrendo"........"A compreensão não é obra de cultura ou raciocínio, é uma maturação que se alcança por evolução". (A Grande Síntese, último capítulo, intitulado Despedida).

É interessante comparar este último parágrafo da Síntese com os trechos de Bozzano sobre a existência das "zonas lúcidas" nos seres humanos, já por mim citados em artigo anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário