sexta-feira, 4 de junho de 2010



23)07 Abr 2010
O Maior Estudioso da Parte Científica dos Fenômenos Parapsicológicos (ou espíritas)


     Ernesto Bozzano (1862--1943), o mais prolífico dos autores espiritualistas, nasceu em Gênova (Itália), e, dos seus 81 anos de fecunda existência, dedicou mais de metade dela ao estudo do Espiritismo e, principalmente, dos seus fenômenos, sendo considerado, graças aos seus inúmeros trabalhos -- livros e monografias (que sobem a mais de cem), além de artigos em revistas e jornais -- como o "Grande Mestre da Ciência da Alma". Segundo Gastoni de Boni, que o conheceu pessoalmente e foi seu amigo, se toda a sua obra fosse transformada num único livro, daria um volume de mais de trinta mil páginas. Bozzano foi um predestinado a defender o Espiritismo, que aceitou depois de estudá-lo profundamente e de realizar experimentos durante vários anos. Veio para o Espiritismo do campo materialista, como ele mesmo confessa na sua autobiografia, o que confere maior valor às suas convicções.
     Nele se reuniam todas as circunstâncias que caracterizam o gênio: cultura variadíssima em todos os ramos do saber humano; acurado espírito crítico e ponderado juízo que não lhe permitia, em suas induções e deduções, ir além do que a linguagem dos fatos consentia, como faz um biólogo em seu laboratório; audácia nas teorias e intuição clara da realidade, como mostra, por exemplo, a sua teoria do panteísmo espiritualista e do Deus--Energia Cósmica; beleza literária, ordem expositiva e habilidade dialética considerável, qualidades estas que foram aplicadas em tão vasto campo que não se sabe se ficou algum aspecto da casuística paranormal em que não tenha ele projetado vivíssima luz.
     Tal a projeção internacional de Bozzano que, por ocasião do quinto Congresso Espírita Mundial, realizado em 1934, em Barcelona (Espanha), lhe foi conferido o título de Presidente de Honra, e, em maio de 1939, os espíritas ingleses lhe ofereceram uma belíssima medalha de ouro puro, tendo, numa face, expressiva figura simbólica segurando uma coroa de louro na mão direita, com a divisa latina Per Aspera ad Astra, e, na outra face, os dizeres cuja tradução em português é a seguinte: "Ao Grande Mestre da Ciência da Alma, Ernesto Bozzano, que abriu novos e radiosos horizontes à Humanidade sofredora, seus amigos e admiradores".
     Convém dizer que Bozzano chamava o Espiritismo, muitas vezes, de Ciência da Alma.

3 comentários:

  1. Caro André Luiz,

    Encontrei seu comentário sobre a Livraria Sabedoria, acima.
    Você saberia me informar quando que a mesma foi fechada e quem teria ficado com os originais das obras do prof. Pastorini, especificamente o maravilhoso livro "Técnica da Mediunidade"?

    Saudações,
    Diems Ollermann
    diems.ollermann@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Diems: Preliminarmente, obrigado por ter consultado o meu modesto blog. A Livraria Sabedoria foi fechada há cerca de uns 15 a 20 anos. As obras do Prof. Pastorino estão em litígio na justiça entre os herdeiros, filhos do 1º e do 2º casamentos do professor. No momento, pelo que sei, é editada apenas os "Minutos de Sabedoria", pela Ed. Vozes. Talvez você possa encontrar o livro "Técnica da Mediunidade", acessando o seguinte site:
    www.estantevirtual.com.br ,
    site que reúne um grande número de "sebos virtuais", especializados em livros usados. Terá que se cadastrar nele e adquiri-lo via Internet. Eu próprio sou cadastrado e já comprei vários livros esgotados pela estante virtual. Grande abraço.
    André Luiz.

    ResponderExcluir