sexta-feira, 4 de junho de 2010



29)10 Abr 2010
Animismo ou Espiritismo? Qual deles explica os fatos paranormais?

Animism or Spiritualism ? Which explains the facts ?
Tese apresentada ( em inglês ) pelo filósofo Ernesto Bozzano ao Congresso Espírita Internacional de Glasgow ( 1937 ), que lhe pedira um resumo da sua obra de 40 anos, baseada nas perguntas acima ( Animismo ou Espiritismo ? Qual deles explica os fatos ? --
Obs.: Animismo é o poder da mente ou do espírito do homem vivo ).
No final da tese ( traduzida para o português por Guillon Ribeiro, e expressa num livro de 296 páginas ), o filósofo italiano se exprime assim:
"Nem Animismo, nem Espiritismo logram, separadamente, explicar o conjunto dos fenômenos paranormais. Ambos são indispensáveis a tal fim, pois que são efeitos de uma causa única e esta causa é o espírito humano que, quando se manifesta, em momentos fugazes, durante a existência encarnada, determina os fenômenos anímicos, e quando se manifesta, mediunicamente, durante a existência desencarnada, determina os fenômenos espíritas. Daí decorre que os fenômenos parapsicológicos, considerados em conjunto, podem ser anímicos ou espiríticos, conforme as circunstâncias. É racional, com efeito, supor-se que o que um espírito desencarnado pode realizar, também deve podê-lo -- embora menos bem -- um espírito encarnado, sob a condição porém de que se ache em certas fases transitórias de diminuição vital, fases estas correspondentes a um processo incipiente de desencarnação do espírito ( quais se verificam, por exemplo, durante o sono, hipnose, sonambulismo, êxtase, delíquio, narcose, coma, quase-morte, estados pré ou pós-operatórios, etc.), e são estas, realmente, as condições necessárias para que ocorram os fenômenos anímicos, como se pode verificar experimentalmente. Segue-se de tudo isto que Animismo e Espiritismo são complementares um do outro, e que o Animismo prova o Espiritismo, de tal modo que, sem o Animismo, o Espiritismo careceria de base. Acredito, portanto, haver produzido um labor profícuo a serviço da causa da Verdade, e agora que concluí, muito me alegra que o Conselho Diretor do Congresso de Glasgow me haja levado a resumir-me a mim mesmo, porquanto da síntese de muitas publicações minhas, longas, breves, de ocasião, condensadas num único livro, surge, incontestável, a solução espírita do mistério do Ser".

Nenhum comentário:

Postar um comentário