sábado, 31 de agosto de 2019

125) Ernesto Bozzano, o grande mestre da ciência da alma, faz alvissareiras previsões sobre o futuro da humanidade. Quando elas se efetivarão?

     Texto de autoria de Francesco Leti, sobre o filósofo espiritualista Ernesto Bozzano, publicado em março de 1936, no "Reformador", órgão oficial da Federação Espírita Brasileira. Ei-lo:

     Ernesto Bozzano, entre os pioneiros dos estudos da fenomenologia paranormal, é certamente o que ocupa o grau mais elevado, o posto mais eminente, pela profundeza e genialidade da sua mente, pela agudeza incomparável da sua análise, pelo conhecimento vasto e profundo que possui do assunto de que trata. Quando a ciência conseguir demonstrar a sobrevivência da alma e começar a ensiná-la das cátedras universitárias, nesse dia, finalmente, se iniciará uma profunda revolução, que transformará e redimirá seriamente a humanidade.
     Num recente artigo na revista "A Pequisa Psíquica", Ernesto Bozzano escreveu estas palavras de ouro: 
     Quando luzir a alvorada do grande dia em que, das cátedras universitárias se anunciará, a uma humanidade sequiosa de penetrar o mistério do ser, que a ciência há chegado, afinal, a demonstrar experimentalmente a existência e sobrevivência do espírito humano, iniciar-se-á a transformação, a reconstituição, a redenção espiritual da humanidade civilizada, dado que uma coisa é crer por um "ato de fé", e outra, bem diversa, o saber, por comprovação científica, que o espírito humano sobrevive à morte do corpo. Quando se der o grande acontecimento, despontará a alvorada de uma nova era no horizonte do cognoscível humano, em que as bases do saber terreno deixarão de se assentar sobre a concepção mecânico-materialista do universo, para se estabelecerem sobre a concepção dinâmico-espiritualista do ser, com todas as consequências éticas, filosóficas, sociais e morais que daí decorrerão. Nesse dia, já não haverá disputas entre os doutos acerca da existência de uma ética na vida, porque todos conhecerão as bases de uma ética superior, e cada pessoa fará o melhor possível para moldar a sua própria transformação diante da vida de além-túmulo. E como os povos são constituídos por pessoas, não haverá mais no mundo nações antagônicas: realizada estará, ao contrário, a unidade harmônica da grande família humana. Já não haverá partidos, seitas, utópicos fermentos sociais, flageladores da vida dos povos, porque reinará soberana uma lei espiritual compreendida e praticada espontaneamente por todos: fraternidade, solidariedade, amor, entre os peregrinos de um instante no mundo dos vivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário