sexta-feira, 13 de setembro de 2013

93) Alfred Russel Wallace, o biólogo e naturalista inglês, que se tornou ardoroso adepto do "Modern Spiritualism"

"Modern Spiritualism" (Espiritualismo Moderno) é o termo empregado nos países de língua inglesa para significar aquilo que, nos países latinos, foi denominado "Espiritismo", por Allan Kardec, em sua grande obra "O Livro dos Espíritos". Abaixo, um breve resumo da vida de Wallace que extraí de duas enciclopédias, "Tudo" e "Lello Universal".

Alfred Russel Wallace (1823-1913), foi um biólogo e naturalista inglês, considerado o pai e fundador da Geografia Biológica, ou Biogeografia, que consiste na classificação de vegetais e animais em seus "habitat" naturais, segundo as diferentes zonas geográficas do planeta. De 1848 a 1852 percorreu o Amazonas e o Pará, recolhendo material botânico e zoológico, em companhia do entomólogo H. Bates. Formulou, então, independentemente de Darwin, uma teoria sobre a origem das espécies com base na seleção natural. Os resultados do seu trabalho foram apresentados, em 1858, junto com os de Darwin, à Sociedade Lineana de Londres. Wallace é considerado o co-autor,  juntamente com Darwin, da teoria de transformação das espécies, por via da seleção natural. Mais tarde verificou-se que Darwin já estava trabalhando, em sua teoria, há muito mais tempo que Wallace.

Declarações de Wallace:
Eu era um materialista tão convicto que não admitia absolutamente a existência espiritual, nem qualquer outro agente no universo além da força e da matéria. Os fatos, entretanto, são coisas pertinazes.
A minha curiosidade foi primeiro despertada por alguns fenômenos ligeiros, mas inexplicáveis, que se produziam em uma família amiga; o desejo de saber e o amor à verdade forçaram-me a prosseguir nas pesquisas.
Ora, os fatos tornaram-se cada vez mais certos, cada vez mais variados, cada vez mais afastados de tudo quanto a ciência moderna ensina, e de todas as especulações da filosofia dos nossos dias, e, afinal, venceram-me. Eles me forçaram a aceitá-los como fatos, muito antes de eu admitir a sua explicação espiritual -- não havia nesse tempo, em meu cérebro, lugar para esta concepção -- pouco a pouco, um lugar se fêz, não por opiniões preconcebidas ou teóricas, mas pela ação contínua de fatos sobre fatos, dos quais ninguém se poderia desembaraçar de outra maneira.
O espiritualismo moderno está tão bem demonstrado quanto a lei da gravitação.

(Citações apud "Fatos Espíritas", ed. Feb, 1957). 

Obs. minha: Há dois livros de Wallace, versando assuntos espiritualistas, já publicados no Brasil, em excelente tradução do Prof. Jáder dos Reis Sampaio, cujos títulos são "O Aspecto Científico do Sobrenatural" e "Diálogo com os Céticos".


Alfred Russel Wallace, OM, FRS (Usk, País de Gales, 8 de janeiro de 1823Broadstone, Dorset, Inglaterra, 7 de novembro de 1913) foi um naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo britânico.
Em fevereiro de 1858, durante uma jornada de pesquisa nas ilhas Molucas, Indonésia, Wallace escreveu um ensaio no qual praticamente definia as bases da teoria da evolução e enviou-o a Charles Darwin, com quem mantinha correspondência, pedindo ao colega uma avaliação do mérito de sua teoria, bem como o encaminhamento do manuscrito ao geólogo Charles Lyell.1
Darwin, ao se dar conta de que o manuscrito de Wallace apresentava uma teoria praticamente idêntica à sua - aquela em que vinha trabalhando, com grande sigilo, ao longo de vinte anos - escreveu ao amigo Charles Lyell: "Toda a minha originalidade será esmagada". Para evitar que isso acontecesse, Lyell e o botânico Joseph Hooker - também amigo de Darwin e também influente no meio científico - propuseram que os trabalhos fossem apresentados simultaneamente à Linnean Society of London, o mais importante centro de estudos de história natural da Grã-Bretanha, o que aconteceu em 1 de julho de 1858. Em seguida, Darwin decidiu terminar e publicar rapidamente sua teoria: A Origem das Espécies foi publicada logo no ano seguinte.
Wallace foi o primeiro a propor uma "geografia" das espécies animais e, como tal, é considerado um dos precursores da ecologia e da biogeografia e, por vezes, chamado de "Pai da Biogeografia".

Concepções espíritas e aplicação da teoria à Humanidade



Alfred Russel Wallace, e assinatura, da capa de Darwinism (1889)
Em uma carta a um parente em 1861, Wallace escreveu: "Penso ter razoavelmente escutado e ponderado as evidências de ambos os lados e continuo um completo descrente de quase tudo o que você considera serem as verdades mais sagradas... Posso ver muito a ser admirado em todas as religiões... Mas quanto a haver um Deus e qual seja a Sua natureza; quanto a termos ou não uma alma imortal ou quanto ao nosso estado após a morte, não posso ter medo algum de ter que sofrer pelo estudo da natureza e pela busca da verdade...."
Em 1864, antes que Darwin tivesse abordado publicamente o assunto—apesar de outros o terem—Wallace publicou um artigo, The Origin of Human Races and the Antiquity of Man Deduced from the Theory of 'Natural Selection' (A Origem das Raças Humanas e a Antiguidade do Homem Deduzidos da Teoria de "Seleção Natural"), aplicando a teoria à Humanidade. Wallace tornou-se a seguir um espiritista e, mais tarde, argumentou que a seleção natural não poderia justificar o gênio matemático, artístico ou musical, nem contemplações metafísicas, a razão ou o humor, e que algo no "invisível universo do Espírito" tinha intercedido pelo menos três vezes na história:

  1. A criação da vida a partir da matéria inorgânica.
  2. A introdução da consciência nos animais superiores.
  3. A geração das faculdades acima mencionadas no espírito humano.
Ele também acreditava que a razão de ser do universo era o desenvolvimento do espírito humano (ver Wallace (1889)). Essas concepções muito perturbaram Darwin ao longo de sua vida, argumentando ele que apelos espirituais eram desnecessários e que a seleção sexual podia facilmente explicar esses fenômenos aparentemente não adaptativos.
Em 1865 Wallace investigou os fenômenos das mesas girantes ainda tão em voga na Europa; a mediunidade de Mr. Marshall, de Mr. Cuppy e outras, afirmando mais tarde que as comunicações com espíritos "são inteiramente comprovadas tão bem como quaisquer fatos que são provados em outras ciências".
Em muitos relatos da história da teoria da evolução, Wallace é relegado ao papel de um simples estímulo para a teoria do próprio Darwin. Na realidade, Wallace desenvolveu suas próprias concepções distintas sobre a evolução (concepções essas que divergiam das de Darwin) e era considerado por muitos (especialmente por Darwin) como um pensador de primeira grandeza sobre a teoria da evolução no seu tempo, e cujas ideias não podiam ser ignoradas. Ele é um dos naturalistas mais citados na obra de Darwin Descent of Man (A Origem do Homem), frequentemente dele discordando fortemente.


Wallace Centre

Em 14 de julho de 2005, o Ministro Chefe Pehin Sri Dr Haji Abdul Taib Mahmud instou a Unimas [2] a criar o Wallace Centre (Centro Wallace, em Santubong) em um esforço para inspirar jovens cientistas a desenvolver mais pequisas sobre a rica biodiverisdade do país.
  • WCS Sarawak. Um centro completo a ser estabelecido e denominado em honra do renomado naturalista britânico irá inspirar jovens cientistas a desenvolver mais pequisas sobre biodiversidade em Sarawak, na Borneo Malaia.

Publicações

Wallace foi um autor prolífico. Em 2002, um historiador de ciência publicou uma análise quantitativa das publicações de Wallace. Ele descobriu que Wallace havia publicado 22 livros completos e pelo menos 747 peças curtas, 508 das quais eram artigos científicos (191 deles publicados na Nature). Ele ainda subdividiu as 747 peças curtas por seus assuntos primários: 29% eram sobre biogeografia e história natural, 27% eram sobre teoria da evolução, 25% eram críticas sociais, 12% eram de Antropologia, e 7% estavam ligados ao espiritismo.36 Uma bibliografia online de escritos de Wallace tem mais de 750 entradas.22

Prêmios

Dentre os muitos prêmios concedidos a Wallace vale citar a Order of Merit (Ordem do Mérito), de 1908, a Medalha Copley da Royal Society (Sociedade Real), de 1908, a Medalha do Fundador da Royal Geographical Society e a Medalha de Ouro da Linnean Society (Sociedade Lineana), de 1892.


Alfred Russel Wallace
Explorador, biólogo, biogeógrafo, antropólogo
Alfred Russel Wallace Maull&Fox BNF Gallica.jpg

Dados gerais
Nacionalidade Reino Unido Britânico

Nascimento 8 de janeiro de 1823
Local Usk, Gales

Morte 7 de novembro de 1913 (90 anos)
Local Broadstone, Inglaterra

Actividade
Campo(s) Explorador, biólogo, biogeógrafo, antropólogo
Conhecido(a) por codescobrir a seleção natural e por suas obras em biogeografia

Prêmio(s) Medalha Real (1868), Medalha Darwin (1890), Medalha Copley (1908)

Informações mais completas no seguinte "link" da Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Russel_Wallace

Nenhum comentário:

Postar um comentário