terça-feira, 31 de dezembro de 2013

99) O que é ciência? Quais os seus objetivos? Opiniões de renomados cientistas e pensadores

A ciência é uma invenção do ser humano, evoluída através de uma seleção natural, no cortex cerebral, por uma razão muito simples: ela produz. Não é perfeita e pode ser mal utilizada. É somente uma ferramenta, mas até agora a melhor que temos, autocorretiva, progressiva, aplicável a tudo. Possui duas regras. Primeira: não existem verdades sagradas; todas as suposições devem ser examinadas criticamente; argumentos de autoridade não têm valor. Segunda: tudo que seja inconsistente com os fatos deve ser rejeitado ou revisto. Devemos compreender o Cosmos como ele é, e não confundir isso com como gostaríamos que fosse. (Carl Sagan)

Tanto a ciência é certa quando estabelece um fato, quanto é deploravelmente sujeita a erros, quando pretende estabelecer negações. (Charles Richet)

É preciso reafirmar que todas as descobertas científicas foram, em suas origens, perseguidas, ridicularizadas, escarnecidas, arrastadas às gemônias. (Charles Richet)

A ciência é obrigada, pela eterna lei de honra, a encarar de frente, e sem subterfúgios, qualquer fato novo que se lhe apresente à investigação. (Lord Kelvin)

As grandes ideias científicas não têm o costume de conquistar o mundo pela adesão dos seus adversários, que acabariam por se convencer, pouco a pouco, da sua veracidade, e por adotá-las. É sempre muito raro ver um Saulo tornar-se Paulo. O que acontece é que os adversários da ideia nova acabam por morrer e a geração seguinte é educada em outro momento, passando progressivamente a adotar a nova ideia. Quem possui a juventude, possui o futuro. (Max Planck)

O dever da ciência é procurar a verdade com plena independência de espírito, livre de toda ideia preconcebida. (René Descartes)

Fatos são fatos e, cedo ou tarde, abrirão caminho por si mesmos, malgrado a tudo e a todos. (Ernesto Bozzano)

Aquele que, fora das matemáticas puras, pronuncia a palavra impossível, revela imprudência. (François Arago)

Doravante, em termos de ciência, risquemos do nosso dicionário a palavra "impossível". (Sir Oliver Lodge)

Os cientistas, em relação a uma nova e revolucionária teoria, têm, em geral, quatro estágios de aceitação:
1º) Isso é um absurdo inútil;
2º) Isso é um ponto de vista interessante, mas errado;
3º) Isso é verdade, mas não tem importância;
4º) Eu sempre falei isso. (J. B. S. Haldane)

Se a ciência, com suas grandes descobertas, tem contribuído para esclarecer o homem, tem se mostrado sempre impotente para torná-lo melhor e mais feliz. (Léon Denis)

Omnia iam fiunt, fieri quae posse negabam. (Ovídio)
Trad.: Tudo já acontece, tudo que eu negava pudesse acontecer.

Obs.: as cinco citações que se seguem foram respigadas do livro "Diálogo com os Céticos" (pág. 17), do eminente biólogo e naturalista inglês Alfred Russel Wallace, em impecável tradução do Prof. Jáder dos Reis Sampaio.

Um ceticismo presunçoso, que rejeita fatos sem o exame de sua veracidade é, de alguma forma, mais nocivo que a credulidade incondicional. (Alexander von Humboldt)

Um bom experimento é mais valioso do que a ingenuidade de um cérebro como o de Newton. Fatos são mais úteis quando contradizem do que quando confirmam teorias aceitas. (Sir Humphry Davy)

Em qualquer área da ciência, o bom observador terá seus olhos, por assim dizer, abertos, de modo que possam ser imediatamente tomados de surpresa por qualquer evento que, de acordo com teorias aceitas, não deveria acontecer, pois estes são os fatos que servem como pistas para novas descobertas. (Sir John Herschel)

Antes que a própria experiência possa ser utilizada com proveito, há um passo preliminar a ser dado, e que depende totalmente de nós mesmos: é a limpeza absoluta da mente, dela extirpando todo e qualquer preconceito, e a determinação de aferrar-se ao resultado de um apelo direto aos fatos, em um primeiro momento, e à dedução lógica estrita a partir deles, posteriormente. (Sir John Herschel)

No que concerne à questão de milagres, eu posso apenas dizer que a palavra "impossível" não é, para a minha mente, aplicável em termos de ciência. Que as possibilidades da natureza são infinitas é um aforismo com o qual eu costumo importunar os meus amigos. (Thomas Huxley)

Nenhum comentário:

Postar um comentário