Pietro Ubaldi
4)30 Mar 2010
Sistema (S) e Anti-Sistema (AS): Relações Entre Eles (1)
Em artigo anterior, afirmei que qualquer religião ou filosofia que se prezasse deveria, obrigatoriamente, procurar encontrar respostas a três enigmas que sempre as desafiaram no correr dos séculos, e, aos quais, elas nunca deram resposta satisfatória. Tais enigmas, já por mim explicados, são: 1º) O princípio da trindade; 2º) O princípio da dualidade interna ou da unidade dual; 3º) O princípio da nucleação. Asseverei ainda que o erudito Prof. Carlos Torres Pastorino aconselhara-me a ler o livro "O Sistema", do filósofo, médium e místico italiano, Prof. Pietro Ubaldi, que ele próprio traduzira, e que, no entender dele, era uma complementação à obra kardequiana, e as minhas dúvidas se desvaneceriam, tal como aconteceram com as dele. Os quatro artigos que se seguem são resumos baseados nos livros "O Sistema" e "Cristo", do Prof. Ubaldi, que buscam traçar uma síntese teleológica global (teleologia = ciência das causas finais) para explicar a origem do nosso universo, dando finalmente uma resposta aos três enigmas acima citados. Entremos, então, sem mais delongas, no assunto.
"As qualidades básicas de Deus e da Substância Divina que constitui o Todo (logicamente as considerações que se seguem referem-se àqueles que crêem em Deus, pois, para os ateus, não fazem o menor sentido), são: a perfeição plena, o conhecimento pleno, a felicidade plena e a imortalidade; por outras palavras, a positividade total, cujo sinal é + . ( Doravante, tudo que se ligar diretamente à Deus e Suas divinas qualidades será representado pelo símbolo S, de Sistema, cujo sinal, portanto, é + )".
"As qualidades do nosso mundo e dos mundos inferiores são precisamente as opostas do S: em vez da perfeição, a imperfeição; em vez do conhecimento, a ignorância; em vez da felicidade, o sofrimento; em vez da imortalidade, a mortalidade; por outras palavras, a negatividade, cujo sinal é - . ( Doravante, tudo que se ligar diretamente ao nosso mundo e aos mundos inferiores será representado pelo símbolo AS, de Anti-Sistema, cujo sinal, portanto, é - )".
"Perguntamos então: como poderia a Substância Divina ter se abastardado ou se aviltado a tal ponto que pudesse criar um universo com qualidades que são exatamente as opostas às suas próprias, que mais parece uma inversão ou um emborcamento de si própria? Ora, o positivo ( + ) não pode gerar o negativo ( - ). Do mesmo modo, o negativo ( - ), representado pelos átomos e pela matéria em geral, não poderia gerar o positivo ( + ), que são as complexas criaturas humanas como nós, e isto sem falar nos gênios e santos que surgem, vez por outra, no ambiente terreno. Uma semente de abacate pode gerar um abacateiro, mas a semente saiu do abacateiro; por outras palavras, o abacateiro estava contido, sob forma potencial, na semente (ou no caroço), e assim é sempre. Assim, o negativo só pode gerar o positivo se este estiver contido naquele, sob forma potencial. Como explicar, pois, toda a evolução darwiniana, admitida pela ciência?
Nenhum comentário:
Postar um comentário