sábado, 8 de setembro de 2012

78) Manifestações paranormais entre os povos selvagens

Ernesto Bozzano
     
     Este é o título de mais um trabalho do pensador italiano Ernesto Bozzano, que o astrônomo Flammarion alcunhou, certa vez, de "o laborioso analista dos fenômenos psíquicos", versando sobre os fenômenos paranormais que ocorrem entre os povos selvagens, tal como acontecem entre os povos civilizados, e que não são frutos de "superstições indígenas", como imaginam alguns antropólogos e sociólogos, mas resultado de observações de fatos paranormais autênticos que se verificam no seio de todos os povos, sejam eles civilizados, bárbaros ou selvagens, antigos e atuais. O filósofo italiano inicia o seu trabalho afirmando que "bastará consultar as obras dos mais eminentes antropólogos, sociólogos e missionários que viveram, longo tempo, entre os povos selvagens, para verificar que todos esses autores reconhecem, de comum acordo, que a crença na sobrevivência do espírito humano é universal."
     Bozzano cita o antropólogo E. B. Tylor, o qual observa, em sua obra Primitive Culture que "a fórmula mínima para definir uma religião consiste na crença de entidades espirituais, que se encontra no meio das mais atrasadas raças humanas com as quais temos conseguido entrar em relações íntimas". Acrescenta que "essas entidades são as almas que sobreviveram à morte do corpo." E continua: "tal crença é a base fundamental de todas as religiões, a partir das religiões dos selvagens para chegar às dos povos civilizados; constitui, aliás, a religião ou filosofia mais antiga e universal."
     O antropólogo Andrew Lang, em seu livro The Making of Religion, comparou as manifestações que se realizam entre os povos primitivos com as que se verificam entre entre os civilizados, quer sejam espontâneas, quer produzidas experimentalmente, e assegura que a melhor prova de tais fenômenos se encontra na admirável concordância com as descrições análogas, vindas de diferentes lugares e diferentes épocas. E conclui, apud Bozzano: "Quando as circunstâncias que nos relatam os exploradores, assim os antigos como os modernos, instruídos ou ignorantes, místicos e céticos, concordam em sua modalidade de manifestação, temos o melhor critério de prova que a Antropologia pode fornecer. E acrescente-se ainda que, aplicando o método da análise comparada aos diferentes povos, concluímos que os fenômenos psíquicos são os mesmos por toda parte, e igual, por toda parte, a crença na sobrevivência por eles firmada. Não se distancia, ainda, da dos tempos modernos, a crença dos povos antigos no que tange à gênese de tais fenômenos, ou seja, que são produzidos pela alma dos que viveram na Terra."
     "Esses fenômenos", diz Bozzano, "idênticos, quaisquer que sejam as épocas e as regiões, vieram reforçar a certeza da sobrevivência do espírito humano e a possibilidade de comunicação entre os vivos e os desencarnados."

     Grant Allen afirma em sua obra The Evolution of the Idea of God que "a religião contém, em si própria, um elemento infinitamente mais antigo que a própria religião, mais fundamental e persistente que toda a  crença em Deus ou nos deuses; isto é, mais antigo mesmo que o uso da propiciação aos deuses e aos espíritos, por meio de oferendas, e este elemento é a crença na sobrevivência dos trespassados. Ora, é nessa crença universal primitiva que se fundaram todas as religiões."
     Globet d'Alviella declara em seu livro Hibbert Lecture que "as descobertas desses vinte e cinco últimos anos mostraram, de maneira decisiva, que na época do mamute já o homem praticava os ritos fúnebres, cria na sobrevivência da alma."
     Brinton em  Religions of Primitive Peoples nos diz que "há religiões, por tal forma rudimentares, que não têm altares, nem templos, nem ritos; mas é impossível encontrar uma só religião rudimentar cuja crença não repouse na existência de entidades espirituais que se comunicam com os homens."
     Para Huxley, em Lay Sermons and Adresses, "há povos selvagens sem Deus, mas não os há sem a existência dos espíritos."
     Para Powers, em Tribes of California, em que trata dos índios da Califórnia, "estes não têm nenhuma ideia de um Ser Supremo, mas creem na existência dos espíritos, ou seja, nas almas dos homens que habitaram o nosso planeta."

     Para César de Vesme, em Histoire du Spiritualisme Expérimental, "a crença na alma, na sobrevivência, nos espíritos, impôs-se ao homem, bom ou mau grado seu, independentemente de seus desejos, pela observação de fatos ocorridos em todos os tempos e lugares, fatos de que iremos nos ocupar -- eis tudo."  

     Vejamos os capítulos da superdocumentada obra do filósofo italiano, considerado "o grande mestre da ciência da alma", citando diversos fatos paranormais ocorridos entre os povos selvagens, narrados por exploradores e missionários que viveram entre eles:

Cap. 1 -   Pancadas e Quedas, Movimento de Objetos a Distância (Telecinésia), Levitação Humana.

Cap. 2 -   Transmissão do Pensamento e Telepatia de um Modo Geral.
Cap. 3 -   Clarividência no Presente e no Futuro.
Cap. 4 -   Fenômenos de Assombramento.
Cap. 5 -   Fenômenos de Transporte.
Cap. 6 -   Fascinação Hipnótica e Sortilégios.
Cap. 7 -   A Prova do Fogo.
Cap. 8 -   Feiticeiros-Médicos e seus Sistemas de Cura.
Cap. 9 -   Duplo Psíquico, Desdobramento, Bilocação.
Cap. 10 - Sessões Mediúnicas com Telecinésia, Vozes Diretas, Xenoglossia, Materializações e Identificações de Espíritos.
Apêndice - Notáveis Intuições Filosóficas e Científicas entre os Selvagens Africanos.

     A título de exemplo, citarei um único fato dos vários que a obra em apreço contêm, resumindo-o tanto quanto possível, dada a impossibilidade de reproduzi-lo integralmente, devido à sua extensão. Vejamos:

     O fato se passa em 1759, em território norteamericano (antes da guerra de independência), quando os EUA ainda eram uma colônia inglesa. O narrador é um aventureiro inglês, Alexandre Henri, que fora feito prisioneiro pelos índios. Conta ele que um missionário e reverendo inglês, Sir William Johnson, enviara amistosas mensagens aos índios que o mantinham cativo, convidando seus chefes, instalados no Salto Santa Maria, a virem concluir a paz no forte do Niágara. Tratando-se de uma determinação de alta importância, fizeram os índios solenes preparativos para evocar e consultar o Espírito de um antigo chefe falecido, a Grande Tartaruga, conhecido na tribo como "aquele que nunca mentia", pela sua retidão de caráter.
     Omito os preparativos para a consulta ao Espírito, demasiadamente extensos (mas que podem ser lidos, "in totum", no livro de Bozzano), para chegar ao momento em que o sacerdote (médium) anuncia a presença da Grande Tartaruga, e o seu consentimento em responder às perguntas. Indagaram, então, se os ingleses estavam preparados para fazer a guerra ou a paz, e se no forte Niágara havia muitas fardas vermelhas. Agitou-se a tenda durante alguns minutos e, com um grito terrível, o sacerdote anunciou que a Grande Tartaruga havia partido. Foi geral a consternação. Mas, um quarto de hora depois, voltava ela. Durante sua ausência -- informou o médium -- franqueara o lago Huron, fora ao forte Niágara e, de lá, a Montreal. No forte Niágara havia poucos soldados; mas descendo o S. Lourenço até Montreal, notara o rio guarnecido de embarcações cheias de soldados. O Espírito topara com eles quando rumavam para combater os índios (naquela época, havia várias tribos indígenas em terras norteamericanas).
     O chefe perguntou então se, no caso em que os índios aceitassem o convite de Sir William Johnson, se este os receberia como amigos. Grande Tartaruga respondeu que Johnson encheria suas canoas com presentes, tantos quanto elas pudessem conter, e que cada um voltaria em segurança para a aldeia. A alegria foi grande. O narrador conservou-se à parte, como simples espectador.
     Realizou-se a expedição dos chefes da tribo ao forte Niágara, e as suas consequências, referidas na História de Drake, ajustam-se inteiramente às promessas feitas por "aquele que nunca mentia". Henri foi bem tratado pelos índios e libertado no final.

Obs. minha: Vali-me de uma edição em espanhol da obra do mestre italiano. Contudo, existe uma edição em português do livro, sob o título "Povos Primitivos e Manifestações Paranormais", publicado pela Editora do Conhecimento.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

77) A fraude nos fenômenos mediúnicos (2ª parte)

      
     Respigo os excertos abaixo, sobre a existência ou não de fraude nos fenômenos mediúnicos, do último trabalho do Prof. Lombroso, já citado em artigos anteriores, ele que realizou a maior parte das suas pesquisas (mas não todas) com a famosa médium napolitana (semianalfabeta) Eusápia Paladino. Vejamos o que diz, a esse respeito, o sábio psiquiatra e criminologista italiano.
     "Chegado a este ponto, receio que o leitor me pergunte -- Não vos tereis deixado enganar pela mais vulgar das velhacarias? A primeira impressão, de fato (e a mim também não faltou), é de que se trata de um truque, e é a explicação mais adaptada ao gosto da maioria, pois evita que se perca tempo em pensar e estudar, e deixa ao homem vulgar supor-se um observador mais consciencioso e mais hábil do que o homem de ciência. Realmente, devemos convir que nenhum fenômeno natural, melhor do que os espiríticos, se presta à dúvida e à fraude, porque os fatos mais importantes, mais raros, ocorrem sempre às escuras, e nenhum experimentador pode aceitar por verdadeiros fatos que, desenvolvendo-se no escuro, não podem ser bem controlados e observados." (Obs. minha: Lombroso refere-se aqui aos fenômenos de efeitos físicos ou objetivos, porque os fenômenos de efeitos psicológicos ou subjetivos não necessitam da escuridade).
     "Não falemos dos falsos médiuns, falsários de profissão, que pululam nos cenários e nos países onde mais difundidas estão as crenças espiríticas. Existe uma grande literatura, especialmente americana, que constitui um arsenal típico de que se serviriam tais "médiuns", para os seus truques: barbas postiças, máscaras, vestes de musselina finíssimas, substâncias fosforescentes, cadeiras com esconderijo onde o "médium" oculta as máscaras, quando não com molas que, funcionando, simulam a levitação."
     "É fato que os movimentos medianímicos ocorrem em ambiente escuro, no mais das vezes na imediata vizinhança do médium, fazendo supor um artifício; mas o certo é que o elemento fluídico ou ectoplásmico se reforça na escuridade e sob os véus medianímicos, como o são as cortinas do gabinete mediúnico, das quais partem, tantas vezes, as materializações. Assim, pouquíssimos médiuns de efeitos físicos podem podem operar a plena luz, enquanto os demais não podem. A estas objeções, que não são sem importância, pode-se responder que ninguém nega a obra do fotógrafo, embora ele só possa revelar as suas chapas no escuro, e este exemplo, conforme nota Richet, por analogia, pode ajudar a compreender como a luz possa impedir ou embaraçar o desenvolvimento dos fenômenos mediúnicos. Por outro lado, apesar da contradição que predomina em toda esta matéria, conhecem-se médiuns, a exemplo de Slade e Home, que puderam operar a plena luz; e em plena luz se desenvolvem os estranhos fenômenos dos faquires indianos, tão estranhos que só o relatá-los faz hesitar (ver o capítulo 5). E a médium Eusápia que, em transe, é refratária à luz, deu lugar, em plena claridade, a uma série de extraordinários fenômenos, como as modificações do dinamômetro e da balança, e o movimento de um enorme armário. Tais modificações, produzidas na balança e no dinamômetro, provam que se puderam aplicar, com vantagem, a esses fenômenos, os métodos de precisão científica."
     "Temos mais ainda: meios de contenção de modo a evitar qualquer truque foram aplicados em Eusápia, ligando-se-lhe as mãos e os pés com fitas seladas, ou rodeando-a (Ochorowicz) com uma rede de fios elétricos, ligados a uma campainha, que soava ao mais leve movimento dos seus pés. O médium Politi, na Sociedade de Ciências Psíquicas de Milão, foi encerrado, nu, em um saco de lã. A médium D'Esperance foi metida em uma rede, qual peixe, e, apesar disso, nesse estado, provocou o aparecimento do espírito Iolanda, e assim também a médium de Crookes, Florence Cook. Pode-se ver e fotografar a Srta. Cook junto ao espírito Katie King (materializado), estando a médium circundada por um fio elétrico disposto de modo que lhe era impossível fazer agir uma boneca artificial, sem interromper o circuito. E, assim mesmo, Katie King falou, escreveu, apertou a mão dos assistentes. O circuito não se interrompeu, e a médium sempre se manteve em estado de adormecimento profundo. Fizeram-se experimentos físicos com a seriedade e a importância das pesquisas realizadas com instrumentos de precisão, e que foram controlados com a fotografia. Tem-se abusado da fotografia espírita e dela feito objeto de fraude; qualquer suspeita, porém, desaparece quando se trata de fotografias executadas diante de uma comissão especial de peritos, e de homens de renome indiscutível como Crookes, Wallace, Zöllner, Aksakof, Gibier, Richet, Myers, Lodge, Finzi, Volpi, Falcomer, Carreras, etc.. Acrescente-se que, com frequência, falta a capacidade para delinquir, quando, por exemplo, o médium é uma criança."
     "Os prestidigitadores -- diz Brofferio -- não têm imitado até agora os fenômenos espiríticos de modo a enganar, salvo quando obtêm condições, a principal é que com eles não se tenham todas as exigências, nem se tomem todas as precauções que se têm tomado e se tomam com os médiuns. O prestímano executa o seu número, mas o número que ele preparou; é inútil pedir que faça outro, que o modifique ou que o repita, uma vez executado. Ao revés, os fenômenos que se obtêm com o médium são quase sempre os que se lhe pedem, ainda que não o sejam sempre, porque a inteligência oculta que os produz também possui vontade própria."
     "A Comissão da Sociedade Dialética de Londres chegou até a querer que, durante os experimentos, fossem os médiuns vigiados -- nem mais, nem menos -- do que por dois dos melhores prestidigitadores daquela capital. A opinião de que os fenômenos espiríticos são imitáveis está muito difundida entre o público, mas não é esta a opinião dos prestímanos Jacob, do Teatro Robert Houdin, de Paris, e Bellacchini, prestidigitador da Corte de Berlim, que fizeram ao médium Slade declarações de que nenhuma das suas artes pode produzir os fenômenos que ele, Slade, realiza. Trollope, citado por Russel Wallace, conta que Bosco, um dos mais peritos prestímanos que já existiram, achava graça da crença de que os fenômenos produzidos por Home se pudessem atribuir aos recursos de sua arte."
     "Uma causa dos pretensos desmascaramentos dos médiuns é a prevenção de que os fenômenos não devem ser verdadeiros. Há ilusões ocasionadas pela credulidade, mas também existem as produzidas pela incredulidade. Os incrédulos se põem num estado de atenção expectante, pelo qual creem ver o que não é; se não o veem, adivinham; eles tudo compreendem, tudo explicam. Tem tal medo de ser burlados, que se burlam a si mesmos, e, para evitar o inverossímil, inventam o impossível."
     "E as mesmas causas dão origem aos processos contra os médiuns. O processo contra Slade foi feito no interesse da ciência, e a condenação se fundava sobre motivos extraídos do notório curso da natureza. Assim, conforme texto do próprio tribunal, a sentença deriva do seguinte preconceito: o curso conhecido da natureza exclui a possibilidade dos fenômenos mediúnicos; ora, o impossível não se pode fazer, mas apenas fingir; logo, todos os médiuns são impostores. Daí resulta, para eles, que os espiritistas, por crerem na possibilidade das coisas impossíveis, são imbecis. Por isso, não são jamais chamados como peritos, conquanto sejam os únicos peritos e os únicos competentes, pelo tempo que consagraram ao tema, e, quando ouvidos como testemunhas, não acreditam neles."
     "Enfim, às imitações feitas por médiuns impostores, por prestidigitadores e céticos, os espiritistas respondem, com Hellenbach, que as perucas não provam a inexistência do cabelo, as dentaduras postiças que não haja dentes, e, assim, as moedas falsas, as flores de papel, etc.."
     "Tendo eu visto fatos reais, é inútil que Tyndall me venha dizer que há muitos falsos. Sei que o café também se fabrica com chicórea, bolota de carvalho e figos secos. Sei disso porque um dos meus conhecidos é fabricante de café, e me assegurou que não é suficiente garantia nem mesmo comprá-lo em grão, pois o fabricam com resíduos de café, e, tão bem, que eu não o distinguiria do verdadeiro. Como, entretanto, já bebi o puro e legítimo café, estou, quanto a este, naquele estado de ânimo a que se refere Tyndall: estou afetado de uma credulidade incurável. Nem um bloqueio continental, que me privasse do café pelo resto da vida, curar-me-ia da ilusão de que existe o café autêntico. É verdade que um desencarnado difere muito de uma xícara de café, mas a diferença consiste nisto: todos os que vão a Nápoles, vão ao Caffé Nuovo, mas ninguém vai procurar Eusápia."


     A propósito de Eusápia, diz o grande fisiologista, prof. Richet:
     "Eusápia em nada se assemelhava a um prestidigitador de profissão. Não tinha nem varinha, nem mesa, nem cofrezinho, nem espelho, nem cúmplice. Ela chegava para as sessões vestida com uma pequena roupa de seda preta colante. Podia-se verificar que não ocultava nada sob as vestes."

Obs. minha: em geral, quando se trata de fenômenos mediúnicos de ordem física (psicocinésia ou telecinésia, levitação, materializações parciais ou completas), emprega-se luz vermelha que, sendo de um comprimento de onda mais longo, não prejudica ou prejudica menos o elemento ectoplásmico atuante nesses fenômenos, permitindo, além disso, aos experimentadores, um bom controle do médium e do ambiente em geral; não obstante, como diz acima o prof. Lombroso, há médiuns de efeitos físicos que puderam operar a plena luz.

76) A fraude nos fenômenos mediúnicos (1ª parte)

Carlos Imbassahy

Gustavo Geley

     O que normalmente se denomina mágica ou prestidigitação só pode ocorrer caso existam duas condições:

1ª) Ambiente pré-arranjado e pré-preparado. Os assistentes devem permanecer a distância, observando passivamente, sem poder examinar detidamente o ambiente e os objetos  (pisos com alçapões, espelhos, mesas, cadeiras, cofres e caixas com fundo falso, etc.) de que o mágico se vale para as suas práticas de ilusionismo.

2ª)
Existência de compadrio, isto é, cumplicidade de assistentes (mulheres ou homens) para auxiliar o mágico em seus truques de prestidigitação. 

     É certo que na ausência dessas duas condições (e os próprios mágicos o reconhecem), torna-se impossível para um prestidigitador operar os seus truques.
     Ora, comparar os fenômenos mediúnicos estudados por homens de ciência e pesquisadores, em suas próprias residências ou em seus laboratórios (onde não existe ambiente preparado), em que os assistentes são pessoas íntegras, responsáveis, interessadas na observação dos fenômenos e em descobrir, a todo custo, a possível ocorrência de fraude (inexistência, portanto, de compadrio), com o médium sob rigorosa fiscalização, antes e durante a sessão, com o auxílio dos mais variados meios de controle, comparar os fenômenos mediúnicos, dizia eu, verificados nessas condições, com truques de prestidigitação, parece um absurdo desmedido.
     Para comprová-lo, citarei um fato narrado pelo escritor Carlos Imbassahy em seu livro "O Espiritismo à Luz dos Fatos" (5ª ed., Feb, 1998, pág. 48). Tentarei resumi-lo:

     O prestidigitador Dickson afirmou, em carta ao jornal francês Le Matin, que seria capaz de reproduzir os fenômenos obtidos, no Instituto Metapsíquico Internacional (IMI),

com o médium Jean Guzik, e confirmados num relatório assinado por 34 pessoas, entre cientistas, filósofos, pesquisadores e intelectuais em geral, sob as mais rigorosas condições de controle, garantindo sua autenticidade. Queria receber 10.000 francos do Instituto, após o cumprimento da sua promessa. Em resposta, o diretor do IMI, Dr. Gustavo Geley, escreveu ao Le Matin, concordando com o repto. Propôs que fossem entregues, nas mãos do Redator-Chefe do jornal, 20.000 francos, 10.000 do ilusionista e 10.000 do IMI. Se Dickson conseguisse reproduzir os fenômenos de Guzik, sob as mesmas condições de controle daquele, retiraria 20.000 francos; se não, o IMI retiraria os seus 10.000 e os outros 10.000 o jornal doaria aos laboratórios de pesquisa científica francesa. Eis o final da missiva do Dr. Geley ao Le Matin:

     "O prestidigitador será submetido exatamente à mesma fiscalização que o nosso médium. Ele virá ao IMI, será despido e examinado por dois dos signatários do relatório, revestido de um pijama sem bolsos, fornecido por nós. Só nesse momento entrará na sala das sessões; será seguro pelas mãos; seus pulsos serão presos aos pulsos de dois fiscalizadores por uma fita curta, duplamente selada; seus pés e pernas serão imobilizados. Como nas sessões do IMI, serão os assistentes ligados uns aos outros por cadeados e argolas que os prenderão, mão a mão, em torno de uma mesa; todas as portas e aberturas serão fechadas, antes de começar a sessão, e seladas por uma fita de papelão grosso, em que serão apostas as assinaturas dos presentes."
     "Nessas condições, o prestidigitador deverá reproduzir os fenõmenos de Guzik: -- deslocamentos amplos de uma cadeira ou mesa colocados a 1,50 metros atrás de si; toques feitos na cabeça e nas costas dos fiscalizadores; fenômenos luminosos a distância."
     "Diz o adágio jurídico que pertence ao acusador o ônus da prova. O Sr. Dickson, em nome da prestidigitação, acusa; nós lhe oferecemos, a ele ou a qualquer outro prestidigitador, provar o fundamento da acusação."
     "Receba, Sr. Redator-Chefe, etc.."
    
     "Gustavo Geley (Diretor do IMI)." 

Conclusão do caso: o Dickson não apareceu no IMI, como também, aliás, nenhum outro prestidigitador. A abstenção foi completa.  


     O mesmo Dr. Geley, em seu livro "Resumo da Doutrina Espírita", nos assegura: "Ninguém tem o direito de combater, sem prévia contra-experimentação, as conclusões experimentais dos Aksakof, Butlerov, Robert Hare, Hodgson, Hyslop, Dale Owen, Epes Sargent, Crookes, Varley, Russel Wallace, Sigdwick, Gurney, Myers, Oliver Lodge, William Barrett, Crawford, Erny, Flammarion, Gibier, Richet, De Vesme, De Rochas, Osty, Zöllner, Barão du Prel, Barão von Notzing, Ochorowicz, Flournoy, Lombroso, Bozzano, Morselli, Bottazzi, e tantos outros não menos ilustres" (além, acrescento eu, das centenas e milhares de pessoas, no mundo inteiro, menos ilustres, é certo, que os citados, mas possuidoras de discernimento e espírito de observação, que também comprovaram a realidade dos fenômenos).

     Para ilustrar melhor o tema, recorro a um notável texto do astrônomo Camille Flammarion, no seu livro "As Casas Mal-Assombradas", adaptando-o aos dias de hoje (2016), sobre um juiz que, ao ajuizar sobre um crime, prolatasse a sua sentença nos seguintes termos: "Considerando que duas pessoas, em pleno gozo de suas faculdades mentais, viram o réu cometer o crime, mas considerando que sete bilhões e quatrocentos e poucos milhões de pessoas (a população atual do planeta) nada viram, dou por absolvido o réu".

     Deixo que cada um extraia as suas próprias conclusões.

       

75) Radioatividade e fenômenos mediúnicos de ectoplasmia

     
     Uma das grandes glórias do Espiritismo foi ter trazido para os seus arraiais um dos seus mais furibundos críticos, tangido, como ele próprio disse, pela força irresistível dos fatos -- o genial médico, professor, antropólogo, psiquiatra e criminologista italiano, César Lombroso. Segundo um dos seus biógrafos (Henrique Ferri), foi um homem polifacético. Sua extensa obra abarca temas médicos ( Tratado Profilático e Clínico da Pelagra, Os Venenos Químicos, Memória sobre as Feridas e Amputações por Armas de Guerra), psiquiáticos (Avanços da Psiquiatria, Doenças Mentais e Antropologia), psicológicos (A Loucura de Cardano, O Homem de Gênio, Gênio e Degeneração), demográficos (Geografia Médica), antropológicos (O Homem Branco e o Homem de Cor, O Antissemitismo e a Ciência Moderna), políticos (O Delito Político e a Revolução), criminológicos (O Homem Delinquente, O Crime: Causas e Remédios, A Mulher Criminosa, etc.), para só citar algumas.
     Sobre a sua última obra "Pesquisas sobre os Fenômenos do Hipnotismo e do Espiritismo", assim se pronunciou o Prof. A. Marzorati, um dos seus companheiros nos experimentos que empreendeu sobre os fenômenos mediúnicos ou paranormais:
     É um trabalho de descoberta, uma obra prima de erudição e sinceridade, um monumento de síntese que ficará como o testamento científico não só de quem o escreveu, mas de toda uma época que, partindo da negação, passou, de descoberta em descoberta, a experimentar toda a embriaguês do vir a ser, e que, na pesquisa inquieta e afanosa da matéria, tocou o umbral do mundo olvidado e pressentiu as misteriosas potências do Espírito.
     Vejamos o que diz o sábio antropólogo italiano sobre o tema que encima esse texto:

     "Foi somente depois de ter verificado os fatos das casas assombradas, e de observar Eusápia Paladino (a médium), em estado de transe, dar respostas com clareza e de modo bastante inteligente, em línguas que, como o inglês, desconhecia inteiramente, conseguindo até modelar baixos-relevos que nenhuma pessoa em condições normais poderia fazer, ainda mais sem nenhuma instrução, como era ela, -- foi somente depois de tudo isto e após tomar conhecimento dos experimentos de Sir William Crookes com os médiuns Home e Florence Cook, de Richet, de Aksakof, de Wallace, de Flammarion e outros, que me vi, também eu, compelido a crer que os fenômenos espiríticos, se bem sejam devidos em grande parte à influência do médium, igualmente devem ser atribuídos à influência de seres desencarnados, que possamos talvez comparar à radioatividade persistente nos tubos, depois que o elemento químico radium, ao qual ela deve sua origem, haja desaparecido." ( - )
    
     "De resto, como as leis relativas às ondas de rádio explicam, em grande parte, a telepatia, assim também as novas descobertas sobre as propriedades radioativas de alguns metais, especialmente o radium -- demonstrando-nos que aí pode haver, não apenas breves manifestações, mas um contínuo, enorme desenvolvimento de energia, de luz e calor, sem perda aparente de matéria -- invalidam a maior objeção que os cientistas podem opor às misteriosas manifestações espiríticas." ( - )
    
     RADIOATIVIDADE
     

     "Recordemos aqui os muitos indícios de um estado radiante dos médiuns em presença dos supostos "espíritos": a descarga do eletroscópio conseguida por Eusápia, tendo as mãos suspensas a 10 centímetros (o que é um fenômeno radioativo); a impressão dos quatro dedos que ela deixou em uma chapa fotográfica envolta em três papeis opacos; as névoas fosforescentes flutuando sobre sua cabeça e sobre a mesa em frente à qual estava sentada, em transe, e as nos dois médiuns, em transe, nos experimentos de Richet; as fosforescências no abdomem da médium D'Esperance ao se formarem os fantasmas; as faixas e globos luminosos nas sessões de Politi, de Eusápia, de Randone. O caso de Stasia, rigorosamente estudado por Ochorowicz, cujo corpo fantasmático consta de globos luminosos e pode provocar clarões ao seu redor, e o fato da reprodução, na escuridade, dos fantasmas obtidos pelo Conde de Boullet e Reiners com o médium Firman." ( - )

     "Num experimento realizado em Turim, pelos Drs. C. Foá e A. Herlitzka, com a médium Eusápia, uma chapa fotográfica, envolta em três folhas de papel opaco, foi colocada acima da cabeça da médium, diante da cortina negra da câmara mediúnica, e foi impressionada por uma grande mão, que não pertencia a nenhum dos dois cientistas, e menos à médium, reproduzindo quatro dedos enormes, o que demonstra haver nas sessões vontades enérgicas, contrárias à da médium e à dos presentes. Evidentemente, trata-se de um fenômeno de radioatividade e não de luminosidade, porque a impressão da chapa foi feita através de obstáculos opacos."
     "Com estes experimentos, se não erro, nos avizinhamos mais intimamente dos fenômenos, melhor direi, do organismo assim chamado - espirítico - aqueles representantes transitórios, evanescentes, do Além, dos quais não se quer admitir a existência por preconceito científico, não obstante a tradição universal renovada por milhares de fatos que continuamente repululam sob nossos olhos. E se descobre que estes corpos parece pertencerem àquele outro estado da matéria, ao estado radiante, que agora pôs seu pé firme na ciência, oferecendo assim a única hipótese que pode conciliar a crença antiga, universal, da persistência de algum fenômeno de vida depois da morte, com os postulados da ciência, segundo os quais - não há desenvolvimento de energia sem perda de matéria - e isso se concilia, sob nossos olhos, nos experimentos espiríticos."
     "Com efeito, salvo os casos de Katie King, em Londres, e de Eleonora, em Barcelona, nos quais esses seres espiríticos ficaram em nosso meio, nas sessões, por dias e anos, destes fantasmas só em alguns casos vemos o corpo completo, materializado, e mais frequentemente vemos alguns membros, a mão, um braço, etc., que saem da cortina da câmara mediúnica, e têm a tendência instintiva de regresso à câmara, depois do seu volitejar."
     "E palpando-os, rara vez e por pouquíssimo tempo, nós verificamos o estado sólido, porém mais frequentemente sentimos partir da cortina um corpo fluídico que se infla e se desvanece sob a nossa pressão, sem que por isso possamos declarar não existentes, e sim, exatamente por isso, que é formado de alguma substância que foge ao nosso tato, porque mais fluida, mais sutil do que alguns daqueles gases cuja existência negamos e talvez ainda negaríamos se a Química não os tivesse confirmado."
     "Evidentemente, porém, esses seres ou remanescentes de seres não teriam um meio de adquirir completa consistência, de incorporar-se (ou materializar-se), se não tomassem por momentâneo empréstimo uma parte da substância do médium, que está naquele instante, geralmente, profundamente adormecido, perdendo transitoriamente parte do próprio peso (ver cap. seguinte) e também, parece, do próprio volume corporal (ver o livro de Aksakof, Um Caso de Desmaterialização). Mas o tomar emprestado a força e a substância do médium não quer dizer identificar-se com ele. Tudo, pois, conduz à hipótese de que a Alma resulta da matéria radiante, provavelmente imortal, ao menos resistente a muitos séculos, e que se centuplica de energias para atingir a dos vivos, assimilando uma parte da substância orgânica, ou ectoplasma (no dizer do prof. Richet), que os médiuns liberam, com exuberância, durante o transe. E com isto se explicaria a grande potência desses médiuns."  

segunda-feira, 30 de julho de 2012

74) A Metapsíquica de Charles Richet, e a Parapsicologia de René Sudre

     A Metapsíquica, de Charles Richet, baseia-se em sua pioneira e grande obra "Tratado de Metapsíquica" (LAKE Editora, 2008), publicada originalmente em 1922. Vejamos:

     Metapsíquica é a ciência que tem por objeto os fenômenos físicos ou psicológicos que se poderiam chamar de inabituais, fenômenos esses devido a forças que parecem inteligentes ou a faculdades desconhecidas da mente. Assim, diremos que um fenômeno é metapsíquico quando ele não é explicado pelos fatos conhecidos, classificados, clássicos, quer da Psicologia, quer da Fisiologia, quer da Físico-Química habituais. A Metapsíquica pode ser dividida em Subjetiva (ou Mental) e Objetiva (ou Física).
    
     A Metapsíquica Subjetiva é o estudo dos fenômenos inabituais de natureza puramente psicológica, isto é, no qual não intervém nenhum fator, mecânico ou material, que seja inabitual (por exemplo, a leitura, por um sensitivo, de uma carta fechada dentro de um invólucro opaco). Pode-se resumir toda a Metapsíquica Subjetiva na seguinte proposição: há, para o conhecimento da realidade, outras vias além das vias sensoriais comuns. Por outras palavras, a inteligência pode conhecer um fragmento da realidade quando, nem a vista, nem o ouvido, nem o tato, lhe puderam revelar. Em geral, essa realidade se apresenta sob uma forma simbólica, como uma projeção alucinatória visual ou auditiva (é o que os autores ingleses chamam de "alucinação verídica").
     Admitamos então que há, nas coisas, vibrações imperceptíveis para a maior parte dos homens, mas que, em certos indivíduos, chamados sensitivos, põem em jogo o conhecimento. Chamaremos de criptestesia, isto é, sensibilidade oculta, à faculdade que alguns sensitivos possuem de perceber, por vezes, inabitualmente, noções (vibrações) impossíveis de adquirir por nossos sentidos normais. Premonição (ou precognição) é o conhecimento, pelo sensitivo, de eventos futuros.

Teoria da Criptestesia -- Há, em torno de nós, vibrações ou ondas eletromagnéticas que não percebemos através do nossos sentidos, mas que não deixam de existir por isso (ondas de rádio, TV, radar, microondas, etc.). Por consequência, é possível que das coisas que estão em torno de nós, ainda que minúsculas, sejam emitidas vibrações. Essas vibrações, não as percebemos, porque não somos sensitivos. Mas desde que um indivíduo, dotado dessa sensibilidade particular que chamo criptestesia, esteja presente, perceberá essas vibrações, ainda que elas sejam nulas para o comum dos homens.
     Bastar-me-á, pois, fazer estas duas suposições, ousadas talvez, mas que os experimentos rigorosos tornam quase necessários: 1ª - Que as coisas e os movimentos provocam certas vibrações; 2ª - Que essas vibrações podem ser percebidas por seres especialmente sensíveis. Assim, posto que grande quantidade de fatos novos fiquem ainda difíceis de estabelecer, teremos dado um caráter científico ao fenômeno, aparentemente maravilhoso, da criptestesia. (Obs. minha: o que Richet chama criptestesia engloba o que outros autores chamam de telepatia, isto é, transmissão de pensamentos, sem o auxílio dos sentidos, a pequenas ou grandes distâncias, e clarividência, ou seja, visão, sem o auxílio dos olhos, através de objetos opacos, a pequenas ou grandes distâncias).
     
     A Metapsíquica Objetiva é o estudo dos fenômenos mecánicos ou materiais, inexplicáveis pela Fisiologia e pela Físico-Química habituais -- movimentos de objetos sem contato, luzes, pancadas nas mesas sem contato, formas de aparência viva percebidas por diversas pessoas e fotografáveis, ruídos violentos ouvidos à distância, etc.. Chamamos de telecinésia o deslocamento de objetos à distância, sem contato, e raps as pancadas ou ruídos produzidos nesses objetos. É possível provar que o movimento de tais objetos é devido a formações adventícias, por vezes invisíveis, de membros e de mãos aptos a movê-los. Denominamos ectoplasmas a essas formações transitórias que, desprendendo-se do corpo dos sensitivos produtores de efeitos físicos, têm todas as aparências da vida, e desaparecem depois de passageira manifestação. Doravante, empregarei o termo ectoplasmia para designar todos os fenômenos onde ocorrem materializações de formas vivas, de objetos, de figuras, de personagens.
     Além da telecinésia e da ectoplasmia, é necessário acrescentar, à Metapsíquica Objetiva, um terceiro grupo de fenômenos -- o das chamadas casas assombradas; entretanto, salvo algumas exceções, trata-se de histórias recheadas de incertezas e fantasias. 


     
     A Parapsicologia, de René Sudre, é baseada em seu livro "Tratado de Parapsicologia" (Zahar Editores, 1976), publicado em 1956. Vejamos:

     Parapsicologia é a ciência que tem por objeto os fenômenos físicos ou psicológicos devidos a forças que parecem inteligentes ou a faculdades desconhecidas da mente. Ratificaremos a divisão geral em fenômenos mentais (ou psicológicos), e fenômenos físicos, ou seja, distinguiremos uma Parapsicologia Mental e uma Parapsicologia Física.
     
     A Parapsicologia Mental compreenderá os dois grandes grupos da telepatia e da metagnomia (clarividência), incluindo a metagnomia pré-cognitiva (fenômenos em que ocorre a antevisão do futuro). Acrescentaremos um terceiro grupo, o da prosopopese, que se relaciona aos conhecidos em Psicopatologia sob o nome de "divisão da personalidade". Reunimos, pois, sob o nome de prosopopese, todos os fenômenos em que aparecem personalidades psicológicas novas -- escrita e palavra automáticas, encarnação, possessão,etc.. (Obs. minha: a Parapsicologia mais recente, devida a J. B. Rhine, engloba os dois primeiros grupos sob a denominação de ESP - Extrasensory Perception, em inglês, ou PES - Percepção Extra-Sensorial, em português).
     
     No que concerne aos fenômenos físicos, admitiremos, como hipótese de trabalho, que são devidos a uma substância oriunda do corpo vivo e sob a dependência da mente. Aproximaremos, assim, os fatos do chamado "magnetismo animal" dos fatos de materializações. Distinguiremos, contudo, os fenômenos de telergia, isto é, os efeitos mecânicos, físicos, químicos, da força psíquica, dos fenômenos de teleplastia, nos quais a força psíquica modela formas animadas que dão a ilusão da vida. (Obs. minha: esta última palavra, sublinhada por mim, mostra-se em desacordo com os experimentos de Crookes, Richet, Aksakof, Lombroso, Geley, Bozzano e outros). Assim, telergia é a objetivação de forças, teleplastia é a objetivação de formas. 
     A telergia ainda pode ser subdividida em: telecinésia -- deslocamento de objetos sem contato, e hiloclastia -- fenômenos em que ocorre a penetração da matéria através da própria matéria. (Obs. minha: a Parapsicologia mais recente emprega o vocábulo psicocinésia, ao invés de telecinésia).
     Por sua vez, a teleplastia pode ser subdividida em espontânea (aparições), experimental (materializações), toribismo (fenômenos de "poltergeist") e assombrações. (Obs. minha: "Poltergeist" é um vocábulo alemão que significa "espírito barulhento" ou "perturbador"; tais fenômenos ocorrem, geralmente, em casas tidas como assombradas).
      

     O paciente, que os espíritas denominam impropriamente médium, é um ser vivo, homem ou animal, que produz ou ajuda a produzir fenômenos parapsicológicos. Os pacientes que produzem mais particularmente fenômenos mentais são os metagnomos; os que produzem mais particularmente fenômenos físicos são os teleplastas.  

Obs. minha: creio ser ocioso salientar que os dois autores citados neste artigo são materialistas e antiespíritas, sendo o primeiro -- Charles Richet -- um antiespírita moderado, e o segundo -- René Sudre -- um antiespírita extremado.  

domingo, 1 de janeiro de 2012

73) O magistral prefácio de Lombroso ao seu último livro "Pesquisas sobre os Fenômenos do Hipnotismo e do Espiritismo"

        "Quando -- ao término de uma jornada rica, senão de vitórias, certamente de veementes pugnas em prol das novas correntes do pensamento humano, na Psiquiatria e na Antropologia Criminal -- iniciei, primeiramente as pesquisas e depois a publicação de um livro sobre os fenômenos ditos espiríticos, surgiram, hostis, de todos os setores, os próprios amigos mais diletos a gritarem":
     "Quereis desfigurar um nome honrado, uma carreira, que depois de tantas lutas, já chegara finalmente à meta, e isso por uma teoria que todo mundo não só repudia, mas, o que é pior, despreza, e acha ridícula?"
     "Pois bem: tudo isso não fêz hesitar, um só instante, em prosseguir nesse caminho iniciado; senti-me, ao contrário, mais deliberadamente impulsionado, pois me pareceu fatal coroar uma existência que viveu na busca de novos ideais, combatendo em prol da ideia mais hostilizada e, talvez, mais escarnecida do século; pareceu-me um dever o encontrar-me, até o último dos meus já agora contados dias, exatamente onde surgem mais ásperos os obstáculos e mais encarniçados os adversários."
     "Bem sei que também estes não fariam agravo, pois, também eu, não há muito, estava entre eles, e dos mais implacáveis, porque concebidos como eram, pela maioria, os fenômenos espiríticos parece quererem abater o grande conceito do Monismo, que é um dos frutos mais preciosos da moderna cultura, e porque, ante a precisão, a continuidade dos fenômenos experimentais, sempre idênticos a si mesmo no tempo e no espaço, e sempre coerentes entre si, -- as observações e experiências espiríticas, frequentemente variáveis segundo os métodos, conforme as horas do dia e a disposição de ânimo dos assistentes, por muito repetidas e controladas por aparelhos de precisão científica, e embora joeiradas por experimentadores severíssimos (e bastaria enumerar Morselli, De Vesme, Brofferio, Sidgwick, Gurney, Myers, Podmore, Crookes, Richet, Lodge, Barrett, William James, Hyslop, Hodgson, Russel Wallace, Bottazzi, De Rochas, Herlitzka, Foà, D'Arsonval, Robert Hare, Dale Owen, Aksakof, Boutlerow, Zöllner, Ochorowicz, Du Prel, Flournoy, Gibier, Geley, Erny, Bozzano, Flammarion, etc.) -- têm sempre aquele aspecto de incerteza, de imprecisão, das velhas observações medievais."
     "Mas se cada um desses fenômenos nos pode ser ou parecer incerto, o conjunto de todos forma um compacto mosaico de provas resistentes aos ataques da mais severa dúvida; e agora, tal qual antes, o também grande princípio que diz -- não há função sem órgão, nem manifestação de energia sem perda de substância -- acha nos estudos da radioatividade uma pelo menos aparente exceção."
     "Nem com as novas conclusões espiríticas vêm abater-se as leis principais do monismo, pois ainda que reduzindo-se à matéria fluídica ou energética, que é visível e palpável apenas em algumas circunstâncias especiais, -- a alma continua a pertencer ao mundo da matéria, e assim, pela primeira vez, aparece conciliada a observação científica com aquela, multiplicada no tempo e no espaço, desde os povos mais antigos e selvagens aos mais civilizados, cristalizada por último na lenda religiosa, isto que, senão pela qualidade, certamente pela quantidade e uniformidade dos sufrágios, lhe confere uma autoridade igual, senão superior, ao pensamento dos grandes cientistas."
     "Por isto, nestas pesquisas, situei-me distante de toda teoria: desejei que esta surgisse espontânea, no ânimo do leitor, do mosaico dos fatos solidificados pela autoridade emanada do consenso geral de todos os povos."
     "De resto, depois de tudo isso, não pretendemos possuir a certeza absoluta: a hipótese espirítica surge, depois de tão fatigantes pesquisas, tal qual aqueles imensos espaços oceânicos, dos quais se vê emergir, aqui e ali, ilhotas mais elevadas, que só ao julgar do geógrafo dão a resultante do antigo continente, enquanto o vulgo ri da sua hipótese, aparentemente audaz."
     "Antes de fechar esta página, envio os mais vivos agradecimentos aos que me ajudaram com auxílio e colaboração: profs. Marzorati, Ochorowicz, Imoda, Richet e De Vesme."
                              
         Cesare Lombroso.
     (Trad. de Almerindo Martins de Castro).            

sábado, 17 de dezembro de 2011

72) Como se processa o fenômeno reencarnatório (2ª parte)


 Continuando o texto anterior, valer-me-ei agora da citação de três obras do grande mestre da Ciência da Alma, o filósofo Ernesto Bozzano: Metapsíquica Humana, Seleções, e Pensamento e Vontade. Escreve o mestre italiano:
    
     "A origem da vida é presidida por uma misteriosa força organizadora, imanente no perispírito ou duplo psíquico, comum a todos os seres vivos, a qual, no plano da existência encarnada, age automática e mecanicamente, sem que necessite do concurso intencional dos seres que ela vai plasmando. Explico-me melhor: provavelmente, no momento da concepção, o ser reencarnante deflagra um processo que, uma vez iniciado, segue contínua e independentemente, pelo qual a força organizadora vai agindo automaticamente na organização e plasmação das diversas partes do corpo físico, a partir da primeira célula viva (célula ovo ou zigoto), com as criações fluídicas perispirituais precedendo sempre o desenvolvimento corporal, que vai acompanhando, sucessivamente, as tramas fluídicas contidas no perispírito, até a formação completa do organismo e seu nascimento, não sendo necessária a ação permanente e consciente do espírito reencarnante, após a deflagração do processo organizador inicial." (Obs. minha: em Física isto se chamaria "reação em cadeia" que só necessita de um impulso inicial e depois segue, automaticamente, por si própria, como acontece nos reatores nucleares).
     

     Em sua obra "Pensamento e Vontade", Bozzano escreve:
     "A força organizadora, imanente no perispírito, que regula a origem e a evolução das espécies vegetais, animais e humanas, de forma oculta e automática (grifo meu) no ambiente terrestre, exterioriza-se numa forma fluídica que precede à criação corporal, cujas fases ulteriores de desenvolvimento são igualmente precedidas pelas tramas fluídicas correspondentes e destinadas a servirem de modelo, em torno do qual deverá, gradualmente, condensar-se, por lei de afinidade, a matéria viva, que atinge a individualidade vegetal, animal e humana, graças à nutrição fisiológica."
     

     Para completar, Kardec e Denis ensinam que, ao passo que o desenvolvimento embrionário, no ventre materno, segue o seu curso, a consciência do reencarnante vai se obnubilando paulatinamente até que, no momento do nascimento, o obscurecimento da conscência é total. No entanto, o ser reencarnado traz no seu insconciente espiritual, sob a forma de qualidades e defeitos, o somatório geral de todas as experiências vividas nas encarnações anteriores.